0
0,00 €

0

Enchidos

ALHEIRA FUMADA

  kg

9,50 €

É um enchido de Carne de Aves, Carne de Porco, Pão (Glúten),condimentado com Azeite, Cebola, Alho, Malagueta, Pimentão, sal e Salsa. Cheio em Tripa de Porco salgada. Fumagem natural com lenha de carvalho e Carqueja.

Descrição 

Enchido tradicional fumado à base de carne (da cabeça, queixada, entremeada, aparas de carne, carne dos ossos de assuã e courata) e gordura de porco, carne de galinha e pão regional de trigo, temperado com sal, alho, colorau picante ou doce, salsa, cebola refogada e azeite de Trás-os-Montes, cheio em tripa delgada de porco. A alheira tem a forma de ferradura, apresenta uma cor não homogénea entre o amarelo e o acastanhado. Ao corte apresenta cor amarela-acastanhada, especto consistente e pouco homogéneo. 

A Alheira da FUMEINOR – DOM FUMEIRO tem um sabor intenso, muito agradável, onde se destacam os aromas das carnes de porco e aves, bem como um toque requintado e não muito intenso de fumo.

Atendendo à excelente qualidade dos ingredientes utilizados na sua confeção, à receita ancestral e tradicional da região do Barroso e à elevada percentagem de carne e ao baixo teor de gordura, a alheira da FUMEINOR – DOM FUMEIRO apresenta uma textura suave e cremosa e é extremamente apetitosa e suculenta.


Área Geográfica

De transformação das matérias-primas: concelho de Boticas


Forma de apresentação comercial

Apresenta-se em peças inteiras em forma de ferradura, não embaladas, ou embaladas em vácuo.


História 

A origem das alheiras em Trás-os-Montes está associada à presença dos judeus na região, remontando aos finais do século XV, princípios do século XVI, após a sua expulsão de Castela (1492).


Forma de utilização 

Como entrada – grelhada, ou confecionada com outros ingredientes como, por exemplo, cogumelos, ou massa folhada - ou como prato principal, acompanhada de grelos, ou de outras verduras e de batatas cozidas, preferencialmente, com a pele.


Condições de conservação e prazo de validade médio – Deve ser conservado no frio, abaixo de 5˚C, preferencialmente em vácuo, mantendo as suas características, nestas condições, por mais de 3 meses.







Esqueci Passowrd? Reset