0
0,00 €

0

A Região

O Barroso, ou Terras de Barroso, é o nome tradicional da região que conserva o nome de uma das antigas "terras", circunscrições administrativas e judiciais em que o território português estava dividido desde o século XI. 

Num documento datado de 1100 surge a primeira menção incontroversa ao termo Barroso que engloba Boticas e Montalegre.

O município de Boticas foi criado a 6 de Novembro de 1836, tendo em 9 de junho de 1273, D. Afonso III, em carta de foral, fundado a vila de Montalegre.

A região do Barroso foi declarada, em 2018, património agrícola mundial pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), sendo o território do Barroso o primeiro sítio GIAHS - Sistema Importante do Património Agrícola Mundial em Portugal. 

Trata-se de uma iniciativa da FAO para a promoção e preservação do património agrícola.

O Barroso é uma região agrícola dominada pela produção pecuária e pelas culturas típicas das regiões montanhosas, onde se mantêm as formas tradicionais de trabalhar a terra ou tratar os animais.

As principais atividades são a criação de gado (bovino, ovino, caprino e suíno) e a produção de cereais, batata e hortícolas, o que deu origem a um mosaico de paisagem em que as pastagens antigas, as áreas de cultivo (campos de centeio e hortas), os bosques e as florestas estão interdependentes.

O comunitarismo é ainda um dos valores e costumes característico desta região, intimamente associado às práticas rurais de vida coletiva e à necessidade de adaptação ao meio ambiente.

Os sítios GIAHS são sistemas agrícolas vivos, envolvendo as comunidades humanas numa relação intrincada com o território, com a paisagem cultural e agrícola, bem como com o ambiente biofísico e social.





Esqueci Passowrd? Reset