0
0,00 €

0

Na inóspita imensidão das fragas e penedos transmontanos, esculpidos pelo rigor do clima e pela pureza das serras, soube o Barrosão criar a redenção para a alma e o conforto para o corpo. 

À lareira, sentado no escano, no crepitante aconchego da lenha e do cintilar das brasas de carvalho, nasceram, há muitos, muitos anos atrás, as mais deliciosas receitas do fumeiro que a memória e o palato souberam preservar.

Esta riqueza gastronómica secular, património invejável da cultura barrosã, chegou até aos nossos dias na mais fiel e genuína interpretação da tradição e da arte de bem-fazer, que geração após geração, mãos incansáveis de trabalho e apurados sentidos souberam refinar.

Consta que nos primórdios do séc. XIX um homem perdido na neve, moribundo e gravemente doente encontrou abrigo numa humilde, mas generosa família Barrosã. Alimentado a pão centeio, caldo de unto de porco e fumeiro, rapidamente se restabeleceu e fortaleceu, distinguindo-se em toda a região pela sua hercúlea compleição física e elevada robustez. Reza a lenda que a genuína hospitalidade e a qualidade ímpar do fumeiro lhe moldaram o carater e lhe agigantaram o físico. Ainda hoje os barrosões se distinguem nestas qualidades!

Deguste, delicie-se e reviva os sabores da memória que os produtos Dom Fumeiro têm para lhe oferecer, numa experiência inesquecível de requintados sabores e aromas que a reputação consagrou.



Dom Fumeiro é Tradição, Sabor, Qualidade. 


Os Montes que tantos anos nos distanciaram de outras gentes portuguesas fizeram com que tenhamos aprendido por nós próprios a apreciar o mais que esta terra boa nos oferece.

A sua pureza intensa transmitiu-se aos animais e ao que eles, de si, finalmente nos dão. 

Ensinámo-nos então formas próprias do fazer. 

Afinal, nestas terras de lobos do Barroso, diz-se – algo encontrámos para nos aquecer os corações.

Hoje, chamam-lhe “Tradição”.

Essa Tradição tem um sabor. E um espírito… que agora são seus.

A empresa foi constituída em 2002, tendo sido posteriormente adquirida, em 2010, pelos atuais acionistas com o propósito de traduzir a arte de bem-fazer, de tradição secular na região, no objeto das suas práticas de laboração, promovendo a obtenção de produtos de excelente qualidade, fiéis representantes da gastronomia local e que constituem a delícia dos mais exigente mercados nacionais e internacionais.

A excelência das matérias-primas utilizadas, em conjugação com o receituário perpetuado por diversas gerações de mãos sábias que a história consagrou, são a chave do sucesso alcançado e a garantia da oportunidade de fazer chegar ao consumidor o mais genuíno e autêntico fumeiro Barrosão.

A DOM FUMEIRO assume-se como uma referência consagrada no mercado global, quer junto do consumidor, quer junto dos profissionais de cozinha, para além os mercados da saudade da diáspora que trazem à memória os sabores autóctones a inúmeros portugueses espalhados por esse mundo fora. 



A Dom Fumeiro, na confeção dos seus produtos, preserva a essência, os aromas, os sabores…, respeitando as Origens.

É na tranquila paisagem de Barroso, encanto dos olhos, deleite da alma, que surge a sabedoria do saber fazer, aliando o passado ao presente e ao futuro. 

E assim nasceu um fumeiro, todo ele genuíno, todo ele sadio e, como dizia o grande escritor barrosão – Bento da Cruz: “Todo ele para comer e revezar deliciosamente (…) Maravilhas da Nossa Terra!”.





Esqueci Passowrd? Reset