0
0,00 €

0

Enchidos

CHOURIÇO DE ABÓBORA

  kg

10,50 €

É um enchido de Carne de Porco, Farinha de Trigo (Glúten), Abóbora, condimentado com Cebola, Azeite, Alho, Pimentão, Sal eSalsa. Cheio em Tripa de Porco salgada. Fumagem natural com lenha de carvalho e Carqueja.

Descrição 

Enchido tradicional fumado à base de carne da barriga e da pá de porco e de abóbora, condimentada com sal, alho, colorau picante ou doce e vinho tinto da região de Trás-os-Montes, cheio em tripa grossa de porco. Tem forma de ferradura e apresenta uma cor homogénea, castanho avermelhado. Ao corte apresenta cor castanha avermelhada, massa bem ligada e de aspeto heterogéneo, apercebendo-se os pedaços de carne e de abóbora. 

O Chouriço de Abóbora da FUMEINOR – DOM FUMEIRO, após cozedura em água, apresenta um cheiro bastante intenso e um sabor ligeiramente ácido, igualmente muito intenso, conferido pela mistura da abóbora com o tempero das carnes.

É um enchido de sabor, textura, cremosidade e chiste únicos e inconfundíveis, sendo um verdadeiro Ex-libris da região do Barroso.


Área Geográfica

De transformação das matérias-primas: concelho de Boticas


Forma de apresentação comercial

Apresenta-se em peças inteiras, não embalado, ou embalado em vácuo.


História 

É carne que dá para tudo. Carne que se come de manhã e à noite, crua, cozida, frita assada na brasa, a rechinar e a pingar no pão. Como sabe um isco assim! Gorda ou magra não se desperdiça! (…). (Rodrigo, J. M., O presunto e o fumeiro em Barroso, 1992).


Forma de utilização 

Deve ser consumido após cozedura, como entrada, ou nalguns pratos típicos da região, nomeadamente no cozido barrosão. 

Pode ainda ser grelhado nas brasas após “entaladela” em água a ferver (ligeira cozedura).


Condições de conservação e prazo de validade médio 

À temperatura ambiente, cerca de 15 dias, em condições de pouca humidade. Deve ser conservado no frio, abaixo de 5˚C, preferencialmente em vácuo, mantendo as suas características, nestas condições por mais de 3 meses.








Esqueci Passowrd? Reset