0
0,00 €

0

Enchidos

SALPICÃO LOMBO

  kg

18,50 €

É um enchido de Carne de Porco, condimentado com Vinho (Sulfitos), Alho, Sal, Louro e Pimentão. Cheio em Tripa de Porco salgada. Fumagem natural com lenha de Carvalho e Carqueja.

Descrição 

Enchido, tradicional, fumado constituído por carnes do lombo e do lombinho (lombelo) de porco temperadas com sal, alho, vinho tinto da região de Trás-os-Montes, folha de loureiro, colorau doce, cheio em tripa grossa de porco. 

Apresenta uma forma cilíndrica e reta e tem cor castanha avermelhada a castanha escura.

Tem apenas pequenas porções de gordura. Ao corte apresenta uma cor vermelho cárneo com um aspeto homogéneo, uma vez que a peça de carne é única. Sabor diferenciado conferido pela suculência das carnes utilizadas.

O Salpicão da FUMEINOR – DOM FUMEIRO tem um sabor intenso, muito agradável, onde se destacam os aromas do tempero da sorça em vinho tinto da região do Vidago, para além de um toque requintado e não muito intenso de fumo.

A qualidade das carnes elegidas para fabricar este enchido, a receita ancestral e tradicional da região do Barroso, onde se destaca o tempero na sorça de vinho tinto, a secagem em lareiros, com fumo de lenha de carvalho e a sua maturação adequada, fazem do Salpicão – DOM FUMEIRO um enchido de excelência que apresenta uma suculência, tenrura, aroma e sabor de elevado requinte.



Área Geográfica

De transformação das matérias-primas: concelho de Boticas



Forma de apresentação comercial

Apresenta-se em peças inteiras, não embalado, ou embalado em vácuo.



História 

É carne que dá para tudo. Carne que se come de manhã e à noite, crua, cozida, frita assada na brasa, a rechinar e a pingar no pão. Como sabe um isco assim! Gorda ou magra não se desperdiça! (…). (Rodrigo, J. M., O presunto e o fumeiro em Barroso, 1992)


Forma de utilização 

Consome-se de várias formas. Em natureza, cozido, grelhado, frito, como elemento principal da refeição ou como ingrediente de diversos pratos regionais.


Condições de conservação e prazo de validade médio

À temperatura ambiente, cerca de 30 dias, em lugar seco e fresco. Deve ser conservado preferencialmente em vácuo, mantendo as suas características, nestas condições, por mais de 5 meses.








Esqueci Passowrd? Reset